sábado, 9 de abril de 2011

Meditação: a ciência da autorealização


Meditação é uma técnica psicoespiritual criada pelos iogues desde tempos remotos, cujo método consiste em abstrair as vibrações sensorias, concentrar a mente e manter a ideação em um propósito sublime. Tal processo harmoniza as vibrações da mente, deixando-a num estado semelhante ao de um lago tranquilo, quando se pode perceber o brilho refletido do Ser Interior mais refulgente. Sua prática regular acarreta vários benefícios, dentre os quais podemos citar: maior autoconfiança, expansão mental, inteligência emocional, firmeza de caráter, amor à natureza e aos demais seres vivos.

Também, por seus efeitos positivos para o cérebro e o coração, a meditação vem sendo pesquisada e recomendada por médicos para auxiliar as pessoas em vários aspectos da vida cotidiana, como, por exemplo, relaxar, concentrar-se, prevenir as doenças relacionadas ao stress, etc, e assim possibilitar melhores resultados no trabalho e nos estudos.

No decorrer da história humana, sempre se tem afirmado que as coisas duradouras na vida estão na mente e no espírito de cada pessoa. Na antiguidade alguns sábios desenvolveram as ciências da ioga e meditação.

Estas técnicas refinadas são benéficas para todos os níveis da vida humana. Curam e fortalecem o corpo físico, promovem a concentração e o equilíbrio da mente, e proporcionam paz profunda e felicidade ao espírito, para expandir a mente e elevar a consciência, os iogues desenvolveram a meditação.

Esta técnica mental incrementa a memória e a habilidade intelectual. Também tira o stress e desenvolve compreensão e tolerância. A meditação aumenta a força de vontade e a capacidade de auto-controle, adquirindo seu praticante uma mente saudável, equilibrada e uma personalidade integrada.

Assim como não podemos ver claramente o reflexo da luz em um lago turbulento, da mesma forma que não podemos alcançar a paz e a bem-aventurança de nosso Ser interior - a Consciência Suprema - por causa das impurezas e turbulências da nossa mente inferior.
O processo de auto-realização é o esforço de elevar a mente passo a passo, através de todos os seus níveis, e purificá-los um a um.

É preciso que se experimente e purifique cada uma das camadas; nenhuma pode ser negligenciada. Através do desenvolvimento integral do corpo, mente, e espírito, uma consciência expandida surge de forma natural, a qual proporciona uma compreensão mais profunda da própria vida e de todo o universo.

Esta expansão mental ajuda o ser humano a identificar-se com as alegrias e os sofrimentos, tanto dos seres humanos, quanto dos demais seres vivos que compartilham este planeta.

Um respeito tão profundo e uma preocupação por todos as expressões de vida servem de estímulo para trabalhar de forma altruísta pelo aperfeiçoamento de toda a humanidade.





Nenhum comentário: