sexta-feira, 6 de maio de 2011

DHARMA CAKRA - MEDITAÇÃO COLETIVA

É uma prática semanal importante e proveitosa para todos que estão no caminho espiritual. "Dharma" significa a luta pelo desenvolvimento e pela realização espiritual, ou seja a realização da natureza mais profunda de nossa existência. "Cakra" significa "centro de energia" . O Dharmacakra é a essência da vida espiritual. Em Ananda Marga, o Dharmacakra visa unir corações e mentes, para que possamos, em harmonia, buscar uma sociedade humana universal, sem quaisquer distinções entre raça, classe nacionalidade, religião.
O mais recomendável é que a acomodação na sala seja feita de maneira sistemática, devendo todos se posicionar em filas - mulheres de uma lado e os homens do outro. Isto cria fluxos harmônico, que auxiliam na meditação.
O programa começa com canções espirituais, denominadas "Prabhat Samgiita" , e "Kirirtan" , uma dança devocional acompanhada do canto de mantra universal - ''BABA NAM KEVALAM'' . Em seguida todos os participantes sentam- se em silêncio para meditação. A meditação terá uma duração aproximada de trinta minutos.Começa com canto milenar da Índia. "Samgacchadvam", que cria uma vibração espiritual coletiva. O canto " Nityam Shudham" indica o fim da meditação
coletiva. Em seguida, todos farão uma oferenda, ou entrega, chamada " Guru Puja", após o que
será recitado o " Comando Supremo", e lido um texto espiritual. Para encerrar, haverá uma breve apresentação de um tema espiritual. Finalmente, serão dados os informes e anúncios.

Nenhum comentário: