quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontros Holísticos - AYURVEDA E SAÚDE ( vatta, pitta, kapha )



O alimento que ingerimos, sua origem, a forma como nos alimentamos, os horários, temperatura, estação do ano, e o estado físico e emocional que nos encontramos no momento em que fazemos nossas refeições, são alguns dos fatores que influenciam em como esse alimento será processado e absorvido por nosso organismo.

Se somos o que ingerimos, talvez esteja na hora de darmos mais atenção às nossas refeições diárias e tentar transformar estes simples momentos em momentos de comunhão e plena atenção. Nossa digestão e a qualidade do processamento dos alimentos feito pelo nosso corpo depende muito de como está nossa mente, sentimentos, pensamentos e vibrações. Já ouviu falar que não devemos comer quando estamos com raiva ou irritados? Pois bem, eu diria que para não morrermos de fome, devemos à todo tempo observar nosso estado mental e tentar elevá-lo sempre que necessário!

CARDÁPIO DOS DOSHAS

PITTA

Deve enfatizar a rotina em relação ao horário do almoço. Pitta tende a sentir fome por volta do meio dia, e negligenciar essa necessidade pode desequilibrá-lo. São favoráveis os sabores doce, amargo e adstringente. Também uma dieta que seja fria (refrescante), levemente seca e um pouco pesada. Os alimentos devem ser frescos, crus ou semi-crus, podendo diminuir os estimulantes. Deve beber batante líquido, sucos verdes ou de uva, maçã etc.

VATA

Precisa estabelecer em sua vida uma rotina diária, que acalme e que seja regular. Isso implica em hábitos como levantar no mesmo horário, dormir cedo, não fazer exercícios extenuantes. Comer em horários regulares, de preferência de 3 em 3 horas, sem exgerar nas quantidades para evitar os problemas de má digestão. Na dieta, deve priorizar os sabores doce, ácido e salgado, o picante pode ser usado em pequena quantidade. Dar preferência por alimentos quentes, pesados, umedecidos e nutritivos.

KAPHA

Tende a um metabolismo mais lento, de modo que ele deve aquecer e estimular o sistema digestivo. Deve aumentar a quantidade de alimentos mais quentes, mais leves e menos oleosos e reduzir os alimentos mais frios e pesados. São favoráveis os sabores picantes, amargos e adstringentes. A pessoa do tipo kapha não deve comer demais, além disso deve ingerir ervas e especiarias que ajudem na digestão, na eliminação de muco e toxinas, e que sejam diuréticas, como a cavalinha, erva-doce, gengibre, hortelã e canela.

ANTÍDOTOS ALIMENTARES

Na Culinária Ayurveda utilizamos as especiarias para combater os possíveis efeitos negativos que certos alimentos nos causam. Dependendo do nosso dosha original, ou mesmo dos desequilíbrios que estamos atravessando, nosso organismo reage de formas distintas à determinados alimentos.

As especiarias além de ajudarem na formação de enzimas digestivas, ou seja, facilitando a passagem do alimento pelo trato intestinal, também trabalham positivamente na prevenção de doenças, por terem propriedades antioxidantes.

AlimentosEfeitos NegativosAntídotos

QueijoAumenta o muco e causa congestão, agrava Pitta e KaphaPimenta do reino e malagueta
OvoAumenta PittaSalsa, açafrão
SorveteAumenta o muco e causa congestãoCravo e cardamomo
CoalhadaAumenta o muco e causa congestãoCoentro e cardamomo
IogurteAumenta o muco e causa congestãoCominho, gengibre e cardamomo
PeixeAumenta PittaCoco, limão, lima e açafrão
Carne VermelhaPesada p/ digestãoMalagueta, chilli e cravo
AveiaAumenta KaphaAçafrão, mostarda e cominho
ArrozAumenta Kapha e gorduraCravo, pimenta em grão
TrigoAumenta Kapha e gorduraGengibre
LegumesProvocam gases e distensãoAlho, pimenta do reino, malagueta, gengibre, sal
BatataProduz gasesGhee com pimenta em grão
TomateAumenta KaphaLima e cominho
AbacateAumenta KaphaAçafrão, limão, alho, pimenta do reino
BananaAumenta Pitta e KaphaCardamomo
Frutas Secas Agravam VataEmbeber em água
NozesProduzem gases e aumentam PittaEmbebidas de véspera e cozidas em óleo de gergelim
Álcoolestimulante e depressivoMastigar 1l4 colher chá sementes de cominho ou 1-2 sementes de cardamomo
Chá pretoEstimulante e depressivoGengibre
CafeínaEstimulante e depressivoNoz Moscada em pó com cardamomo
RepolhoProduz gasesPreparo com óleo de girassol e açafrão
AlhoAumenta PittaCoco grelhado e limão
AlfaceProduz gasesÓleo de oliva com limão
ChocolateEstimulanteCardamomo, cominho
DocesAumenta muco e causa congestãoGengibre em pó
TabacoEstimulante e aumenta PittaGotu Kola, cálamo

RECEITAS AYURVÉDICAS

Para garantir um bom funcionamento intestinal e liberação de toxinas: é indicado tomar um copo d’água morna com gotas de limão todas as amnhãs em jejum. Para o dosha Kapha acresectar um pouco de mel, para Pitta um pouco de sal, e no caso da dúvida de qual o dosha pertencente, considerar apenas a gáua e o limão.

Para renovação da flora intestinal, e apaziguador de pitta em excesso (queimação): manipular uma parte de iogurte natural com duas partes de água, então misturando dentro de um pano como um escorredor, deixa escorrer a água até que o iogurte se seque e se tranforme em uma ricota. A parte líquida se chama buttermilk e pode ser usada como bebida acrescida de mel ou como tempero para saladas acrescida de coentro.

As Especiarias e suas propriedades terapêuticas

Os temperos e especiarias tem importância fundamental na Culinária Indiana e na Ayurveda. Além dos seus vários sabores e aromas, as especiarias possuem características terapêuticas, elas ajudam na digestão, a regular e estimular o apetite. Funcionam como antídoto dos alimentos pois podem neutralizar as propriedades pesadas, dissipar os gases e facilitar a digestão.

As especiarias têm muitas propriedades medicinais e são úteis na maioria das doenças de pulmões, cabeça ou aparelho gastrointestinal.

Em geral, as especiarias diminuem Kapha e Vata, e aumentam Pitta. Elas são picantes, quentes, têm um efeito pós-digestivo picante e propriedades leves, secas, quentes, aromáticas, sutis e límpidas. Elas são estimulantes, carminativas, antiespasmódicas, diaforéticas e expectorantes, assim ajudam a limpar os canais, queimam Ama (toxinas) e promovendo a atividade mental.

Na Índia, para alguém ser considerado bom cozinheiro, é necessário que seja, antes de tudo, um malsachi, um misturador de especiarias, o que é compreensível numa terra em que até um simples chá é arte de sutilezas: seu massala chai, por exemplo, é mistura delicada de ervas e especiarias. Nenhum outro povo do planeta soube, como este, misturar cheiros e sabores da natureza com tanta exuberância, harmonia e conhecimento.

Principais especiarias e suas propriedades:

- Anis ou Erva doce(Sounf): semente de cor verde clara e com aroma doce, estimula a digestão, e usada como refrescante após as refeições. Regula a mestruação e alivia dores abdominais.

- Assa-fétida (Hing): é uma combinação de várias resinas obtidas de certas plantas persa. De cor amarela-marrom, tem um aroma muito forte, seu nome origina-se do persa aza–resina , e do latim fetida-mau cheiro. É um poderoso agente digestivo e também indicado para o tratamento de problemas respiratório. Indipensável na culinária indiana, deve ser usado em pequenas quantidades, quando frito em óleo fervente adquiri um sabor refinado lembrando as trufas.

- Canela (Dalchini): originária do Sri Lanka, esta árvore de folhas brilhante e flores branca e amarela é cultivada também na Índia, Brasil, Indonésia e Antilhas. São retiradas as mais belas partes da casca de seu tronco e enrroladas a mão, formando canudos até tornarem secos e lisos originando a famosa especiaria usada na culinaria. Usado como estimulante das funções digestivas é usado também no tratamento de sinusite, gripe e dores de garganta. É um bom analgésico, desintoxicante e expectorante.

- Cardamomo (Ilaichi): muito estimado por sua capacidade digestiva, regula a quantidade de ácido no estomago e ajuda a parar vômito e tosse. Ajuda a regular o metabolismo do açucar e previne a formação de muco, antídoto de lactícinios como o leite e iogurte.

- Coentro (Dhaniya): As sementes na forma integral ou em pó talves sejam a especiaria mais utilizada em toda Índia. São bons para as constipações, gripes e condições de sangue tóxico. Também limpam e descongestionam o fígado e são bons para a digestão nervosa e hiperacidez. Essencial no preparo de masalas.

- Cominho(Jira): bom para o tratamento da diarréia, disenteria e cólicas. Quando tostado ou frito, solta mais aroma e se torna mais facíl de moer. É um dos principais ingredientes da garam massala.

- Cravo-da-índia(Loung): produto da flor do cravoário, moderadamente afrodisíaco, estimula as atividades do estômago, promove a digestão, rejuvenecedor e purifica o sangue. O óleo de cravo é usado como poderoso analgésico e alivia a dor de dente.

- Curcuma ou açafrão da terra (Haldi): membro da família do gengibre, é uma raíz de cor amarelada. Pode ser usado na forma natural, mas é geralmente usado em pó para refogados e pratos de legumes. Antibiótico natural. Melhora a digestão e desenvolve a flora intestinal. Purifica o sangue e estimula a formação de novas células. Deve ser usado em alimentos com muita proteína.

- Gengibre (Adrak): é um bom expectorante, analgésico e estimulante. Usado no tratamento de gripe, indigestão, vômito, dores abdominais, hemorróidas, dor de cabeça. É fartamente usado como tempero

- Gergelim (Til):bom para rejuvenecer, fortalece as articulações e é usado para solidificar as fezes nos casos de diarréia. As sementes preta são boas para os dentes e ossos porque contém maior quantidade de energia solar .É usado normalmente em doces e para polvilhar pães.

- Mostarda (Rai e Sarsõ): negra, branca e castanha. Muito usada para temperar os refogados e nos picles. Tem propriedades analgésicas, alivia a congestão e neutraliza as toxinas. Serve como antídoto para constipações e comidas pesadas, como o queijo.

- Noz-moscada (Jaifal): sedativo eficaz para dores abdominais, dismenorréia e insônia. É um ótimo calmante, alivia a contração muscular. Tem um sabor aromático e açucarado.

PALESTRANTE : elaine ( terapeuta ayurvedica )



Nenhum comentário: