sábado, 20 de julho de 2013

BENEFÍCIOS DO YOGA

Os benefícios oriundos da utilização de técnicas do Yoga para pessoas com distúrbios psíquicos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico nos ajudam a compreender melhor a psicoterapia implícita no caminho do Yoga. Nos mostram na prática, que a integração mente – corpo – emoções está repleta de sentido e é fundamental para nossa saúde. O Yoga nos propõe caminhos e técnicas para equilibrarmos esta integração e entrarmos em contato com a nossa essência, nossa principal fonte de cura.

A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, e faz parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora do desempenho. O processo gerador da ansiedade/stress é normal e necessário para o ser humano; Do contrário, em situações de perigo, não iríamos nos proteger ou fugir;

Fisiologia da Ansiedade

Tensão -> Glândula Adrenal libera adrenalina e cortisol -> Ansiedade

A ansiedade passa a ser chamada de patológica ou ansiedade crônica quando é desproporcional a situação que a desencadeia, ou quando não existe um objeto específico ao qual se direcione. Podemos dizer que já não se trata de uma reação normal e a pessoa se torna mais vulnerável a sentir mais ansiedade e desenvolver outras doenças;

A causa exata da ansiedade não é conhecida. Hoje sabe-se muito sobre stress e ansiedade, tanto do ponto de vista comportamental quanto neuroquímico, mas pouco se sabe ainda sobre seu aspecto principal ou primordial ou seja, seu estímulo desencadeador. É por aí onde tudo começa, ou seja, todas as reações orgânicas, as atitudes, emoções, comportamentos, alterações químicas fisiológicas, etc; Tudo começa a partir do tal estímulo. Estímulo esse que tem forte componente subjetivo.

Apresentação sintomática predominante nos Transtorno de Ansiedade:

Ansiedade Generalizada - Se houver predomínio de ansiedade ou preocupação excessivas com diversos eventos ou atividades na apresentação clínica.

Ataques de Pânico - Se houver predomínio de Ataques de Pânico na apresentação clínica.

Sintomas Obsessivo-Compulsivos - Se houver predomínio de obsessões ou compulsões na apresentação clínica.

Para ajudar nos sintomas da ansiedade é interessante que a prática do Yoga seja direcionada e individual objetivando uma melhora integral, ou seja, atingir uma melhora espiritual, psicológica e fisiológica. A proposta é se utilizar de forma inteligente e ampla, dos 8 passos de Patanjali (Ashtanga Yoga): Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana , Dhyana e Samadhi; aplicar a meditação, os asanas e pranayamas, os estudos das escrituras, e etc considerando e respeitando as diferenças de idade, saúde física, saúde mental e cultura , procurando uma adaptação entre necessidades pessoais e as técnicas tradicionais do Yoga.

“ O Yoga já está sendo aceito como auxiliar no tratamento de distúrbios de ansiedade. Estão disponíveis pesquisas comprovando seus benefícios” Christian Komor – Especialista em distúrbios obssessivos compulsivos - OCD Recovery Center of América

Atualmente, os profissionais da saúde e psicólogos (principalmente nos USA) recomendam uma “mistura” entre Programa de Yoga Consciente ( meditação, asanas e respiração) + terapia cognitiva comportamental para os casos de ansiedade crônica.

A prática do Yoga aumenta a capacidade de estarmos conscientes dos nossos próprios pensamentos, e de como eles vem e vão; Observamos os pensamentos mas não os buscamos ou os retemos. Os especialistas atentam para a relação da prática do Yoga com a maneira como lidamos com nossas preocupações. Em vez de brigarmos com nós mesmos quando as preocupações invadem nossos pensamentos, tentamos fazer o oposto: pensamos nas preocupações como persuasivos negativos.

Perceber os pensamentos, como eles vem e vão, sem apego é um treinamento perfeito para mantermos as preocupações em perspectiva. Concentrando-se para meditar, você pode perceber as maneiras pelas quais sua mente falante atrapalha sua concentração.

Percebendo objetivamente o que acontece na mente e o quanto isso é simples e um pouco bobo, tiramos o poder da ansiedade. O Yoga promove, sutilmente, um curto-circuito nos padrões mentais que causam a ansiedade. O estado de ansiedade é como se estivéssemos sempre em alerta laranja e quando nos concentramos nos asanas e nos pranayamas limpamos a mente e o corpo sai do “modo de luta”, do alerta. No estado de alerta não somos capazes de nos deixar levar, é como se nosso corpo tivesse esquecido de como sair deste estado. O Yoga nos ensina novamente como voltar ao estado relaxado.

Um estudo conduzido por Eric Hoffman* mediu as ondas cerebrais antes e depois de 2 horas de prática de Yoga ; encontrou ondas Alfa (relax) e ondas Thetas (inconsciente, memória, sonhos e emoções) 40% aumentadas. Isso significa que o cérebro é profundamente relaxado após a prática e se consegue melhor contato com inconsciente e emoções.

*Yoga journal – jan 2006-04-25 Article: Better than Prozac

Os estudos também mostraram que o otimismo, a extroversão e aumento de químicas cerebrais responsáveis pelo bem estar são características de uma atividade das ondas alfa no lado direito do cérebro, exatamente o que ocorre na medição da pesquisa de Hoffman. Além disso, o alívio para as pessoas que sofrem de distúrbios ansiosos advém de um melhor acesso ao seus próprios sentimentos.

Em outro estudo feito pelo Jefferson Medical College e Yoga Reserarch Society identificou-se uma diminuição no nível de cortisol após a prática de uma aula de Yoga. O cortisol alto é característica de stress. Uma diminuição de cortisol e aumento de prolactina (hormônio de efeito antidepressivo natural) também foram demonstrados em testes conduzidos no National Institute of Mental Health and Neurosciences of Índia, utilizando técnicas de respiração Yogue. (Sudharshan Krya).

Percebemos então que as técnicas do Yoga tem sido experimentadas, estudadas cientificamente e absorvidas no ocidente como úteis no tratamentos de distúrbios de ansiedade.

Recomendações específicas para a prática

Asanas

O ansioso tem pouco contato com seu corpo, a não ser para perceber seus sintomas ou possibilidades de doenças. É hipervigilante, procurando tudo fora de si e incapaz de se perceber ou observar dentro de si mesmo.

Os sintomas mais comuns incluem aceleração cardíaca, sudorese, excesso de adrenalina e cortisol, tensão no pescoço, peito e ombros, respiração curta, dores de cabeça, tensão muscular.

São recomendados asanas que estabilizam e aterrizam o corpo para diminuir a agitação mental. O foco da prática é induzir a glândula adrenal a voltar ao equlíbrio, energizar o primeiro chacra e acalmar a mente. Asanas que aumentam o contato com a terra são muito eficientes, por exemplo Guerreiro II (virabhadrasana II); os asanas de equilíbrio ajudam na concentração; os asanas que pressionam a pélvis ativam o primeiro chacra e os asanas lentos acalmam a respiração e também aterrizam. Saudações ao Sol (surya namaskar) com poucas repetições, flexões para frente, árvore (vrksasana) e posição da cobra (bhujangasana) também são indicadas.

É muito importante trazer a consciência para os sentimentos através do corpo, por exemplo, manter o asana Savasana orientado a focar em partes do corpo, sentindo cada parte durante 2 ou 3 respirações. Fazer a pessoa sentir-se segura e acolhida é a chave de sua melhora e para isso, é muito útil utilizar-se de cobertores e suportes como bolster, bloquinhos .

Pranayamas

O primeiro ataque da ansiedade é inibir nossa respiração natural. O diafragma endurece e não conseguimos encher nossos pulmões de ar plenamente. Quando não temos oxigênio suficiente, o cérebro entende que isso é um sinal de perigo, o que perpetua o estado de ansiedade. Portanto, utilizar o controle da respiração no tratamento da ansiedade é praticamente intuitivo.

De maneira geral, todos os pranayamas são eficientes. A energia não esta fluindo harmoniosamente, está desorientada e o chacra do coração (anahata) está fechado. Como recomendação específica podemos citar a prática de pranayamas que aterrizam, que focam no próprio corpo e que acalmam a mente. Os pranayamas e bandhas equilibrantes são: nadi shodhana, respiração diafragmática, respiração ujjayi , kapalabhatti e mula bandha.

Meditação

Nas pessoas que sofrem de ansiedade crônica, o corpo emocional esta profundamente afetado. As manifestações estão nos pensamentos muito rápidos e nas preocupações crônicas. Não estão no momento presente, ou presente em seus corpos, estão sempre focado em sua própria cabeça, se preocupando ou pensando em eventos do passado ou do futuro. O corpo está sempre no modo “ fazer algo” , correndo em direção ao seus desejos (rajas*), em constante agitação. Parece que se torna amedrontador o fato de diminuir a agitação e entrar em contato com emoções desconfortáveis e dores, que devem então serem mantidas represadas. Existe muita dificuldade de concentração e foco. A pessoa ansiosa pode ser bem irritada, compulsiva e pessimista, precisam aprender a sair do modo “operando” e estar presente no silêncio e na quietude.

As recomendações para os sintomas emocionais são a repetição dos bijas mantras** – lam , ram , sham (intuição e percepção mental), os mudras*** , kalesvara mudra, shakti mudra, mahasirs mudra, matangi mudra, mushti mudra;

A mente ansiosa é de concentração pobre, pensamentos rápidos e muito reativa. Muito pouco tempo entre receber um estímulo e reagir a ele. O ansioso ainda nem recebeu a mensagem completamente e já esta reagindo. Pouca habilidade em colocar a vida sob perspectiva e muito foco em sintomas. O foco mental é muito comprometido.

São muito úteis as meditações que exercitam foco e concentração. Focando em chamas, na respiração, com olhos abertos; fazer afirmações positivas sobre segurança. Incentivar a prática com diciplina de tempo, horário e local; as meditações devem ter início, meio e fim;

Na visão yogue, o sofrimento é causado pela ignorância (avidya) que é a identificação do nosso Eu mais profundo com o que fazemos, temos, amamos; esta identificação em si já é um convite ao desapontamento; Nossas angústias advém da nossa inabilidade de nos aliviar e nos sentirmos seguros.

Se os traumas afetam nossa química cerebral causando inúmeras doenças psíquicas, as experiências saudáveis também o fazem. Nossa natureza básica é não julgar, temos de cultivar essa visão encorajando a não identificação: “eu não sou essa emoção”, “eu não sou a tristeza mas a tristeza esta presente na minha consciência”.



Benefícios da Prática contínua dos Asanas , Pranayamas e Meditação

Fisiológicos

· Estabilidade do sistema nervoso autônomo,tendendo a predominar o sistema nervoso parassimpático ao invés do sistema nervoso simpático, indutor do stress.

· Aumento da eficiência respiratória: amplitude e vitalidade aumentam.

· Melhora na qualidade do sono

· Melhora do sistema imunológico

Psicológicos

· Humor melhora juntamente com a auto aceitação e um melhor ajuste social

· Ansiedade e depressão diminuem, bem como a hostilidade

· O tempo de reação para escolhas melhora

· Aumenta a percepção interna de si mesmo

· O equilíbrio melhora bem como a integração das várias partes do corpo

Funções cognitivas

· Aumento da concentração , atenção e memória

· Aumento da capacidade de aprendizado

Bioquímicos

· Aumento da prolactina (antidepressivo natural)

· Aumento dos níveis de oxigênio no cérebro ( normaliza o funcionamento dos neurotransmissores)



Para o futuro não é difícil prever que a aproximação entre a medicina e tratamentos convencionais e a filosofia YOGUE tende a ser cada vez mais estreita trazendo benefícios a todos. A absorção dos conceitos filosóficos do oriente tem sido observada no ocidente e esse conhecimento esta disponível a quem se interesse pelo assunto. Esperemos que a prática do yoga se desenvolva no ocidente sem perder sua base filosófica e que os professores sejam éticos e responsáveis repassando a técnica experimentada e somente indicando aos alunos o que para eles, já faça parte de sua verdade interior.



*rajas : Segundo o Yoga e o Ayurveda, a Natureza consiste em 3 qualidades básicas, q são as principais forças da Inteligência Cósmica que determinam nosso desenvolvimento espiritual. Sattiva, partilha equilíbrio. Rajas, causa desequilíbrio e Tamas que cria a inércia.

** Bija mantras : são sons condensados que trazem uma energia em si e ajudam a curar a mente. Popularmente os bija mantras tem propostas terapêuticas, efeitos sobre o carma e autotransformação.

***Mudras: Mudras são gestos realizados com a mente, as mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo. os mudras estão ligados às principais técnicas utilizadas no Hatha Yoga, e em geral são praticados concomitantemente com elas.


Nenhum comentário: