sábado, 20 de julho de 2013

FRUTAS NA DIETA AYURVÉDICA

FRUTAS NA DIETA AYURVEDICA - Para o Ayurveda, as frutas são o alimento mais leve e de mais fácil digestão. O ideal é SEMPRE CONSUMIR AS FRUTAS EM SEPARADO dos outros alimentos, de preferência ANTES das refeições, para começarem a ser digeridas primeiro e evitar que fermentem em combinação com a comida, causando refluxo e gases.

A nutrição ayurvédica ensina também que o melhor é comer FRUTAS ÁCIDAS DE MANHÃ E FRUTAS DOCES A TARDE ou noite. Frutas são também o melhor alimento para os Pittas, segundo para os Vatas epor último para os Kaphas, mas podem ser consumidas por TODOS os doshas com moderação.

O melhor é saber a sua Constituição Ayurveda e, consequentemente, as frutas que equilibram e que podem desequilibrá-la. Por exemplo: quem é Pitta, pode tomar suco de uva diariamente, mas vai ter problemas se tomar suco de laranja todo dia por conta da acidez, podendo consumir o suco 2 ou 3 vezes por semana quando em equilíbrio. Já um Vata, pode tomar suco de laranja sempre que quiser, mas vai ficar desequilibrado se comer maçãs cruas todo dia (mas pode alternar a fruta crua com maçãs assadas ou no molho). Os Kaphas vão sofrer se comerem muitas frutas doces ou cheias de água, mas vão se beneficiar de maçãs, peras e frutas secas.

Nenhuma fruta é proibida no Ayurveda, mas é preciso dosar as quantidades e principalmente os tipos de acordo com a constituição individual! Ah sim, e frutas SEMPRE MADURAS E NA ESTAÇÃO CERTA, nada de comer frutas fora de época!

Nenhum comentário: