quarta-feira, 28 de março de 2018

Workshop Dança Circular


A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, a dança sempre foi a expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência.
Os homens dançaram todos os momentos solenes de sua existência: a guerra e a paz, o casamento e os funerais, a semeadura e a colheita. Em sua origem, a dança está ligada aos rituais, à religião, ao trabalho, à festa, ao amor e à morte.
Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno.
Também conhecida como Dança Circular Sagrada, é um excelente instrumento para o crescimento pessoal e educação da sensibilidade, além de oferecer inúmeras aplicações nas áreas da arte-educação, saúde, trabalhos comunitários, gestão de pessoas e no desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam o trabalho em equipe.

FACILITADORA: CRISTIANA MENEZES

Bailarina, coreógrafa e maitre de ballet, nascida em 15 de agosto de 1963, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Iniciou seus estudos de dança aos 06 anos de idade, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Graduou-se no nível “Advanced” pela Royal Academy of Dancing em 1983. Atuou como bailarina clássica por muitos anos e foi premiada em concursos nacionais.
Trabalhou como professora de técnica de dança clássica na Escola de Dança do Grupo Corpo (1989|1990, 1994 a 1999), no Centro Mineiro de Danças Clássicas (1991 a 2001), na Compasso Academia de Dança (2003 a 2015) e na Escola de Dança Primeiro Ato (2001 a 2005).
Integrou o corpo docente do Departamento de Dança do Centro de Formação Artística, na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, de fevereiro de 2000 a dezembro de 2015. Ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Dança do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Teatro Palácio das Artes), em Belo Horizonte, Minas Gerais, de julho de 2002 a janeiro de 2010.
Recebeu o prêmio Sesc-Sated como melhor maitre de ballet em Minas Gerais, no ano de 2002. Estudou Cadeias Musculares e Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo, em São Paulo, nos anos de 1992 e 1993. Atua como preparadora corporal para atores e com edição de trilhas sonoras para peças de teatro e espetáculos de dança.
Professora de língua inglesa e tradutora, sendo frequentemente convidada a traduzir cursos de dança sagrada com professores estrangeiros. Atua como assistente e tradutora da mestra Maria Gabriele Wosien em seus seminários no Brasil.
Foi ensaiadora e assistente de Maria Gabriele Wosien na filmagem da suíte de danças “O Cântico das Criaturas”, em Rosa de Nazaré – SP, em outubro de 2009 e na filmagem da suite de danças “Prayer Dances”, em São Paulo – SP, em outubro de 2010.
Graduada em Música (licenciatura) pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Seu primeiro contato com as Danças Circulares Sagradas ocorreu em julho de 1991, na cerimônia de encerramento do II Congresso Holístico Internacional na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participou de cursos e workshops com vários professores, nacionais e estrangeiros, no Brasil e na Comunidade de Findhorn, na Escócia (1996 e 1999). Já participou de oficinas e seminários com Maria Gabriele Wosien, Friedel Kloke, Nanni Kloke, Saskia Kloke, Marianne Inselmini, Ray Price, Peter Vallance, Laura Shannon, Joyce Dijkstra, Andy Bettis, Barbara Swetina, Stephen Kotansky, Gwyn Peterdi, Yves Moureaux, Anna Barton, Mandy de Winter, Judy King, Bobbi Bailin, Fleur Barragan, dentre outros.
Desde 1994 mantém grupos regulares semanais de dança circular em Belo Horizonte.
Atua em eventos corporativos oferecendo a dança circular em atividades de gestão de pessoas e recursos humanos. Já prestou serviço para Cemig, Banco do Brasil, Embelleze, Minas Tênis Clube, Fundação Clóvis Salgado, Grupo Galpão, Escola de Dança Primeiro Ato, Sesc Palladium, Sesc Ribeirão Preto, Sesc Bom Despacho, dentre outras.
Cristiana Menezes é uma das mais reconhecidas formadoras de focalizadores no Brasil, tendo ministrado, desde 2006, cursos de Formação Profissional em Dança Circular para mais de 500 alunos, em vários estados brasileiros. Oferece anualmente cursos de Formação Profissional para Focalizadores,Metodologia de EnsinoEducação Musical e Capacitação Básica em Dança Circular, além de diversos eventos temáticos, oficinas e suítes de dança circular, no Brasil e no exterior.
Pioneira na introdução da música popular brasileira dentro do universo coreográfico da dança circular, é autora de um amplo repertório de danças circulares, sendo regularmente convidada para ministrar oficinas com suas coreografias no Brasil e no exterior. Suas coreografias são muito dançadas em todo o Brasil e muitas delas são dançadas na Holanda, Portugal, Argentina, Chile, Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, México, Inglaterra e na Comunidade de Findhorn (Escócia), tendo sido transmitidas por focalizadores brasileiros e estrangeiros.





Nenhum comentário: